Refugiados: GUE / NGL exige solução e políticas europeias dignas para os Refugiados e Migrantes

5034Foto de Laslo Balogh/Reuters

O GUE/NGL, grupo parlamentar do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, condenou veementemente as declarações de ontem do primeiro-ministro Viktor Orban, bem como o tratamento desumano e degradante dos Refugiados pela polícia húngara, na cidade de Bicske.
“O desembarque violento do comboio cheio de refugiados ontem e a construção do muro na fronteira com a Sérvia ilustram bem o desastroso fracasso que é o regulamento Dublin. Isto é uma vergonha, perante todos os refugiados que arriscam as suas vidas para vir para a Europa.
“Mas isto não é apenas sobre Orban. Há muito tempo que alguns chefes de Estado da UE têm vindo a utilizar o nacionalismo, e propaganda falaciosa, para espalhar mentiras e medo dos migrantes, apenas para os seu próprio ganho populista. Agora são esses mesmo líderes que fingem ser eles as vítimas indefesas de uma situação insustentável, que é consequência das suas próprias acções.
“Este jogo tem de acabar. Cada Estado membro tem que cumprir as suas obrigações internacionais para uma política de migração da UE baseada na solidariedade, humanidade e dignidade.
“Precisamos urgentemente de abrir o acesso seguro e legal para migrantes e requerentes de asilo, suspender o regulamento Dublin e de levar a cabo uma operação multinacional massiva pró-ativa e sólida de salvamento no Mediterrâneo.
“Além disso, precisamos de meios financeiros para as pequenas autoridades locais para que não tenham que lidar com o acolhimento dos refugiados no âmbito do orçamento próprio de uma pequena cidade.
“Se não podermos acolher com dignidade as pessoas que fogem das suas casas por causa da miséria e da guerra, estaremos a minar os valores fundamentais que são os alicerces desta União.”

Comunicado original publicado no site oficial do GUE/NGL: GUE/NGL calls for a dignified EU solution and policy for refugees and migrants